Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2015

Harriet Quimby - A Primeira Dama do Ar da América - Colorização e Restauração Digital

Harriet Quimby (11 de maio de 1875 - 01 de julho de 1912) piloto, jornalista, atriz, roteirista, Conhecida por ser a primeira mulher licenciada como um piloto nos Estados Unidos; primeira mulher a voar solo através do Canal Inglês, Também conhecida como: Primeira Dama do Ar da América

Harriet Quimby, estabeleceu-se em Nova Iorque como fotoperiodista no Leslie’s Illustrated Weekly. Em outubro de 1910 conheceu John e Matilde Moisant no Torneio Aéreo Internacional de Belmont Park, onde John ganhou a corrida ao redor da estátua da Liberdade para a equipe estadunidense. Diferentemente da escola de vôo dos irmãos Wright, que não admitia mulheres, o centro que John e seu irmão Alfred comandavam não impediu o ingresso de Harriet e Matilde. Havia mulheres que pilotavam aviões em exibições e encontros aéreos, porém nenhuma dispunha da licença de piloto: Harriet a obteve em 1 de agosto de 1911.

Depois de exibir-se em espetáculos aéreos, Quimby decidiu realizar a travessia do Canal da Mancha concretizada por Louis Blériot, porém em sentido contrário. Para isso viajou ao Reino Unido em segredo para não despertar o interesse de uma potencial competidora e pediu emprestado um dos Nº XI de Blériot. Harriet Quimby decolou as 5h e 30min do dia 16 de abril de 1912 e pousou as 6h e 29 min a 48 km de Calais, próximo da localidade costeira de Hardelot. Seu vôo durou 20 minutos a mais que o de Blériot. Por desgraça, sua façanha foi ofuscada pelo afundamento do Titanic, ocorrido um dia antes. As celebrações de Quimby se limitaram a um brinde com champanhe oferecido pelos vizinhos de Hardelot, já que a tragédia no atlântico ocupava todas as manchetes dos periódicos do mundo todo.

Ao regressar aos Estados Unidos, ganhou até 100.000 dólares por cada exibição aérea realizada. Em 1º de julho de 1912, se apresentou no Terceiro Encontro Anual Aéreo de Boston em um monoplano de dois lugares e permitiu subir um passageiro. Era Willian Willard, Diretor da competição. Durante o vôo, o avião se inclinou em excesso para frente, e Willian desprendeu-se de seu assento, morrendo na hora. Sem o contrapeso de um passageiro, Quimby só pode controlar momentaneamente o avião e também chocou-se contra o solo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário